A Lei do TDAH

A Lei de Assistência Integral aos alunos com TDAH está em vigor. A Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, também conhecida como A Lei do TDAH.

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Esta lei do TDAH dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. A partir de agora, as escolas de educação básica das redes pública e privada devem contar com recursos auxiliares para garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social de seus alunos com TDAH, dislexia ou outro transtorno de aprendizagem.

Os educandos que se enquadram neste quadro, deverão ter assegurados o acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade, da forma mais precoce possível pelo corpo docente da instituição ao qual frequenta.

Adaptação das escolas e educadores para a lei do TDAH

A partir de agora, todas as escolas deverão garantir aos seus professores amplo acesso à informação e continuada capacitação para a identificação dos sintomas destas psicopatologias em seus alunos, bem como as melhores práticas didáticas.

Muitas escolas já estão organizando palestras sobre TDAH para seus professores, corpo docente e para os pais.

No caso do TDAH, algumas das medidas mais comuns em sala de aula são:

– colocar os alunos com TDAH bem na frente, para que não haja muita distração;
– mais tempo para a aplicação de provas e outros testes;
– a possibilidade de realizar os exames em uma sala diferente, para que este aluno não se distraia com o ambiente e o uso de fones de ouvido do estilo “abafadores de ruído”.

Leia a lei do TDAH na integra

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Carlos Almada - Psicólogo
Carlos Almada - Psicólogohttps://www.carlosalmada.com
Psicólogo (CRP 07/42096) e Neuropsicólogo, pós-graduado em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Psicologia Positiva e pós-graduado em Neuropsicologia. Membro ativo de organizações de destaque no campo da psicologia, como a Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) - integrando os comitês de Sexologia e Terapias Contextuais, a Federação Brasileira de Terapias Comportamentais (FBTC) e a Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências (ABPBE). Com sólida experiência em práticas clínicas e intervenções baseadas em evidências, atua como Coordenador da Equipe Regional de Saúde Mental dos Escoteiros do Brasil/RS, promovendo saúde mental e desenvolvimento psicológico no contexto comunitário. Especializado em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) com foco em situações de desastres e calamidades (CESUCA/RS), possui formação complementar em Prevenção ao Suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Tem formação específica em Dependência Química e Comportamental, além de Extensão em Psicologia Jurídica, consolidando atuação diversificada em contextos clínicos e sociais. Além disso, é reconhecido pela produção de conteúdos e capacitação de públicos diversos em temas como saúde mental, valorização da vida e técnicas terapêuticas contextuais. Participa ativamente de projetos e eventos científicos, com foco especial em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Comportamental Dialética (DBT). www.carlosalmada.com - Psicólogo Especialista em TDAH